Opinião dos Leitores


O Menino que Colecionava Sonhos (Darlan Hayek Soares)
Postado em: http://inteiramentediva.blogspot.com/2012/03/resenhando-47-o-menino-que-colecionava.html

Um livro pequeno, um livro lindo, um livro verdadeiro.

Se você foi uma criança pobre, irá se identificar com Antony, com pelo menos uma de suas tristezas. Se você teve tudo, foi uma criança feliz e amada, porém pobre, irá entender as frustrações de Antony, mas sentirá um quentinho no peito. Se você foi agraciado com uma infância linda, com amor paternal e recursos, você precisa conhecer a historia de Antony, e se sentirá a criatura mais sortuda do mundo.

Não é pra ter pena, Antony não é o tipo de criança que devemos olhar assim, é pra admirá-lo. Um livro que me tocou desde as primeiras páginas, cheios de grandes verdades e ensinamentos, ensinamentos que com a idade deixamos passar, de uma pureza digna da infância.

Quote: Nunca tenha tantas esperanças, assim você evita se decepcionar. Quando você ajuda as outras pessoas, você as faz felizes, e fica feliz também, agora, se você se concentra em seus próprios desejos, você pode se machucar quando não conseguir o que quer (Página 12)

Antony tem oito anos, sua mãe é batalhadora, porem alcoólatra. Seu pai o abandonou há muito tempo. Sofre preconceito por ser pobre e não ter condições de ter as mesmas roupas e badulaques que seus colegas de escola. Mas, diferente do que seria esperando, o pequeno não se deixou levar pelas coisas ruins que aconteceram, e nas 142 páginas do livro ensina como todo adulto deveria ser. E ele tem a sorte em ter um fiel companheiro, Tommy, um pequeno inglês tão desfavorecido quanto ele.

Não sei se é por ser uma realidade tão próxima, mas me emocionei muito com o livro, o trabalho feito nele é todo lindo. A diagramação é ótima, com páginas amarelas e excelente tamanho de letra. A capa me fez desejar voltar a sentar no banco da pracinha perto de casa para ler e escrever em meu diário, como quando criança. 

O que você faria se tivesse a opção de realizar o seu sonho ou o do seu amigo da esquina? Antony vai te ensinar o que fazer. Leia.

Quote: Talvez fosse por isso que tantas pessoas não conseguissem realizar seus sonhos. Por colocarem o mais importante sempre em segundo lugar e serem tão más umas com as outras (Página 36)




Estela01/03/2012


Esse livro é uma agradável surpresa. 
A leitura é simples e apaixonante.

Uma história que, a princípio, parecia boba se tornou uma história extremamente recomendável.

Meus amigos que recomendei leram e elogiaram.





Máh xD


é uma história leve e bem gostosa de está lendo. 
Tanto que peguei para ler ontem e ontem mesmo o terminei.
E o que posso está dizendo?! Que história simples e linda!
Quem dera que houvesse em cada ser humano um sentimento tão lindo e puro como a do Antony, personagem principal do livro que aos 8 anos ele escuta da mãe que para ser feliz, primeiro tem que realizar os sonhos dos outros.
E em sua pureza de criança junto com seu amigo, até então único amigo, Tommy eles seguem em frente com essa coleção de sonhos...
Parabéns, Darlan, pelo belo trabalho.

Ps :. 
É um livro pequeno e interessante para qualquer idade tanto que já estarei emprestando à minha sobrinha Damaris, que apesar de ter apenas 8 anos, a muito ela já está nesse mudo maravilhoso que é a leitura.
Claro que incentivada pela Titia, aqui |ó>...

http://felicidadenoslivros.blogspot.com/




Tays



Antes de mais nada já quero garantir que este livro é encantador!

Antony era um garoto pobre, que era humilhado em muitos lugares, como na escola. Seus companheiros de classe e a professora faziam de tudo para que ele se sentisse mal... Sua mãe era alcoólatra, que trabalhava em um bar, e ele só tinha um amigo: Tommy. Nas segundas-feiras era o dia de folga da mãe de Antony, para ele um dos dias mais felizes, pois era o dia que passeava com sua amada mãe. E foi em uma segunda-feira que Antony entrou junto com a mãe em uma biblioteca, ele se encantou pelos livros, e queria comprá-los, mais sua mãe não tinha dinheiro suficiente, mas o presenteou com pelo menos um. 

A mãe de Antony disse à ele que para ser feliz deveria realizar os sonhos do próximo, pois deixando alguém feliz poderia ficar feliz também... Então, como seu melhor amigo, na verdade, seu único amigo dizia todos tinha uma coleção, daí Antony decidiu criar uma: A coleção de sonhos. Uma coleção diferente de qualquer outra, onde precisava apenas de um caderno e caneta, e também "disposição" para conseguir realizar os sonhos. Nesse caderno o pequeno garoto escrevia os sonhos dos outros e também os seus...

"O menino que colecionava sonhos" é muito emocionante, recomendo à todos! 
Parabéns Darlan...




Cynthia França09/12/2011


Um livro diferente
O menino que colecionava sonhos é um livro diferente. E, antes de mais nada, devo dizer que gosto do que é diferente. Não sou fã daquelas coisas padronizadas e iguais. Portanto, partindo desse pressuposto, vamos lá. Em que esse livro é diferente? Bem, ele é diferente do que eu esperava. Comecei a leitura sem muitas informações sobre o seu conteúdo (tinha lido apenas uma resenha) e, talvez por causa do título e por não conhecer o autor ainda, estava convencida de que seria uma obra erudita, árida, do tipo que não flui naturalmente. Percebi o meu engano assim que comecei a ler. O autor não tem nada de erudito (ainda bem!). Sua escrita é simples e fluida. Escreve bem, maneja bem as palavras e consegue imprimir sentimento e emoção às cenas. Não foram raras as vezes em que me emocionei e me senti tocada pela alegria ou pela frustração de Antony, o menino que aprendeu a colecionar sonhos, um personagem cativante.
Talvez por ser mãe de dois meninos, em diversos momentos, enxerguei naquela criança os meus próprios filhos e sofri com cada lágrima derramada por Antony. Achei incrível a forma como o autor foi capaz de se colocar no lugar do menino e enxergar as situações da vida com os seus olhos, com a pureza, a doçura e a inocência das crianças. Considero isso um de seus grandes méritos nesse livro. Não sei se eu seria capaz de me posicionar dessa forma e transmitir, com tanta autenticidade, o ponto de vista da criança. 
Os diálogos entre as crianças também são muito convincentes. Não parecem ter sido escritos por um adulto. Adorei a cena em que Gabriel conta a Antony que vai ganhar uma perna nova (prótese) e Antony pergunta inocentemente: vão tirar de quem?
A amizade entre Antony e Tommy também me tocou muito. Uma amizade verdadeira, pura, desinteressada, rara. Sem dúvida, um grande exemplo para qualquer pessoa.
O autor trata também de um tema bastante discutido atualmente, que é o bullying na escola. Enxergando a situação do ponto de vista da criança que é vítima das agressões, pude fazer várias reflexões. Qual é mesmo o papel dos pais e educadores nesse contexto? Que impacto esse tipo de violência têm na vida das crianças?
Enfim, eu poderia contar aqui a estória do livro, dizer quem são os personagens, mas a minha ideia não é fazer uma sinopse, mas falar das minhas impressões, do que senti ao ler o livro. 
De forma resumida: um ótimo livro! Inspirador!
Se recomendo? Claro, com certeza. 
Saí da leitura mais leve, pensando que, de fato, "os sonhos não envelhecem", e tentada a elaborar o meu próprio caderninho de sonhos...




Hangover08/12/2011


Em uma segunda-feira, o dia mais feliz da semana para Antony, quando sua mãe o levou para uma livraria, Antony ouviu de sua mãe uma frase que faria tudo mudar, toda a sua vida.
Durante muito tempo, Antony viveu sozinho com a sua mãe, mais cuidando dela do que o contrário, tendo apenas das segundas-feiras um dia realmente feliz. Sofria muito na escola por sua "condição social" e possuia apenas um amigo, Tommy. Durante muito tempo, Antony quis saber o que colecionar, mas nunca achava algo bom o bastante. Até que um dia, conversando com seu amigo, ele se lembrou do que sua mãe lhe disse e teve a ideia maravilhosa sobre o que colecionar: ele colecionaria sonhos!
A partir de então, Antony e Tommy passam a escrever sonhos dos outros e alguns deles mesmos em um pequeno caderno, o qual Antony guarda debaixo da cama, e procuram dar um jeito de realizar o sonhos das pessoas. Contudo, ao tentar realizar o sonho de uma garota e ser humilhado, Antony deseja desistir de sua coleção, mas seu amigo não o deixa fazer isso.
Entramos então na vida de Antony e Tommy, que tenta fazer o amigo acreditar que não há porque desistir da coleção, mas as coisas começam a dar errado, e cada vez mais Antony acredita que nunca deveria ter se quer começado aquela coleção estúpida.
O livro é uma verdadeira lição de vida, que nos faz refletir sobre o egoísmo que possuímos e o dos outros, também. Que nos faz pensar na vida e sobre o que estamos fazendo todos os dias, quando pensamos apenas nos nossos sonhos.

Resenha completa: http://hangoverat16.blogspot.com/2011/11/o-menino-que-colecionava-sonhos.html





Drika27/11/2011


Me emocionei tanto com a história que criei uma página no Facebook "Minha coleção de sonhos" Curta e compartilhe!! Quem sabe podemos ajudar algumas pessoas!;)
http://www.facebook.com/pages/Minha-cole%C3%A7%C3%A3o-de-sonhos/134350340007108




Cat26/11/2011


Emocionante.
"(...) Quem não lê bons livros não pode ter felecidade. Não existe nada igual a deitar-se em um lugar calmo e ler um bom livro. Existem livros capazes de nos tirar do mais profundo abismo e nos levar a lugares no quais nunca pensaríamos alcançar. Ler é regar o coração. Se deixamos de ler, deixamos de regar nossas emoções e vemos aos poucos nossos sentimentos murcharem e nossa felicidade morrer"

Decidi começar a resenha com um trecho do livro. Um livro que me emocionou. A maneira como o autor narra a história foi maravilhosa.
Vemos a história de duas maneiras (Calma, não há dois narradores). Vemos o mundo pelos olhos de uma criança, que apesar das dificuldades, ousa sonhar e não só isso, mas realizar o sonho de outras pessoas.
Vemos também o olhar adulto. Aquele que já perdeu a esperança e não acredita que sonhos se realizam.

Agora vamos aos personagens principais:

Antony, um menino incrível. Seria maravilhoso se encontrássemos mais como ele, com certeza o mundo seria bem melhor. Ele vive com a mãe enfrentado dificuldades financeiras. É frequentemente humilhado pelos colegas de escola e pelos professores. E tudo por sua condição social. Mas ele não se importa, pois é rico em espirito. Ele ama a mãe e sofre com seu vício.
Antony é meu favorito, pois me idêntifiquei com ele. Também passei dificuldades financeiras, era humilhada na escola, por colegas e professores. Mas sempre que deixava àquela câmara de tortura, encontrava alegria em casa.

Tommy, o amigo leal, que está sempre por perto, seja para brincar ou para maquinar planos. E assim como Antony também enfrenta dificuldades.

Sophia, uma mulher que já sofreu diversas ilusões. Ela tenta encorajar o filho a ter sonhos, mas no fundo, ela já perdeu a esperança. Ao decorrer do livro você vai torcendo para que ela se livre do vício.

Christine (Mãe de Tommy) Ela é o oposto de Sophia. A mulher também comeu o pão que o diabo amassou, mas ela ainda tem esperança. É ela que cita o trecho do livro no início da resenha.

O Menino que Colecionava Sonhos mostra o mundo cheio de dificuldades, mas no meio de toda a tristeza aparece um menino cheio de esperança, e que com seu olhar inocente te emocona e faz com que você queira ter sonhos e realizar o sonho das pessoas.

Lá no Skoob vou dar 5 estrelas. O livro é ótimo, e ele já entrou para minha lista de "Livros que vou comprar".
Parabéns, Darlan. 

http://catalinaterrassa.blogspot.com/2011/11/resenha-o-menino-que-colecionava-sonhos.html




Rose25/09/2011


Neste livro conhecemos a história de Antony, um guri pobre que com apenas 8 anos tem que conviver com o alcoolismo de sua mãe e as humilhações sofridas na escola. Mas através de seu único amigos ele começa um coleção que pode mudar o mundo: uma coleção de sonhos. Através dos olhos inocentes de uma criança você pode através deste livro começar a cultivar sentimentos melhores. Viaje neste universo singelo onde uma criança de 8 anos consegue ser mais inteligente que muito adulto e sinta seu coração mais leve depois da leitura. É um livro curtinho, de leitura fácil e rápida, mas que com certeza vai encantar pessoas de todas as idades.




amille Santos21/09/2011


Antony e Tommy
Já me apaxonei pela história de Antony. Os trechos deles e de Tommy estão me cativando, pois adoro ler sobre uma boa relação de amizade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário